top of page

Lean Helthcare

  • Genilson Geraldo
  • 29 de ago. de 2017
  • 4 min de leitura

O enfermeiro moderno, deve se inteirar-se das novas ferramentas de gestão que podem trazer benefícios ao seu ambiente de trabalho, essas ferramentas podem ser métodos já utilizados na saúde ou não, o que você enfermeiro nesses últimos tempos tem realizado com o intuito de melhorar a qualidade da assistência em enfermagem e com isso valorizando o profissional enfermeiro?

Eu vou lhe mostrar como nós enfermeiros podemos fazer a diferença na gestão em saúde, de forma assertiva e transformadora, você tem o poder da mudança, mas precisa colocar em pratica, acompanhe como.

O enfermeiro que está na linha de frente sabe que os grandes esforços aplicado na área da saúde são devido ao desperdícios, não somente de recursos materiais visíveis, mas também muitos desperdícios de processos que são mal elaborados ou algumas vezes não tem processos definidos, são movimentações dos colaboradores desnecessárias, comunicação não efetiva e pessoas mau capacitadas. Faz sentido?

VOCÊ ENFERMEIRO JÁ OUVIU FALAR NO LEAN HELTHCARE?

O lean Helthcare é uma filosofia administrativa operacional, que trabalha com metodologia que nos ajudar a criar um valor (Quando eu falo criar valor, não é dinheiro e sim agregar valor de estima, de satisfação ao paciente). Exemplo, quando você enfermeiro vai ao Pronto socorro, o que te agrega valor, o tempo de espera, ou o tempo de consulta? Entende que agregar valor ao cliente são os momentos que ele se sente bem, em ser atendido, e não os tempos que está ocioso. Mas vamos voltar ao Lean.

O len vem com uma pegada de reduzir o tempo de espera do paciente tempos desperdiçados por toda a equipe a abordagem foi retirada da linha de produção da Toyota um sistema continuo de melhoria de processos que compreende técnicas estruturadas de gerenciamento de estoque, redução de residuos, tempo de espera e melhoria da qualidade.

ALGUMAS LINHAS DE RACIOCÍNIO DO LEAN

Para fixar a determinação de conceio de valor agregado sob o ponto de vista do cliente: são as atividades relacionada ao atendimento ao paciente como consulta, exames. Nós enfermeiros precisamos identificar quais são esses fluxos de valores para cada serviço que é densenvolvido da sua unidade para eliminação dos DESPERDÍCIOS, “os desperdícios são todas as atividades que não agrega valor ao paciemte como por exemplo aguardar pela consulta, aguardar a liberação de exames, aguardar a liberação do centro cirúrgico, etc”

Precisamos inplantar FLUXO CONTINUO dentro das nossas unidades, minimizar ou esterminar os tempos ociosos dos clientes, idealmente o paciente só deveria ficar um maior tempo em atividades de agregem valor aquelas relacionadas com os atendimento, é claro que não em algumas sitações não tem como eliminar 100% as atividades que não gregam valores, mas será que na unidade em que você trabalha não existe uma atividade que você possa melhorar o fluxo continuo, gerenciar as atividades de forma e, busca de perfeição, melhorias pois essas oprotunidades sempre existem, depende da ótica que está tentando enchergar e do seu amadurecimento profissional.

PRINCIPIOS DO LEAN

O lean trabalha com alguns seguimentos que vamos adapita-los no Lean hethcare e trazar para a nossa realizade em saúde

SUPERPRODUÇÃO: Podemos classificar como monitoramento excessivo de pacientes com pouca urgência, demandamos mais tempo que o necessário por não conhecer a fundo o quadro clinico do cliente, ou solicitação demasiada de materiais sem ter indicadores passado de números de atendimento.

ESTOQUE: Estoque excessivo de materiais e medicamentos, ou equipe excessiva comparada a demanda de atendimento, o enfermeiro precisa ter conhecimento de demanda puxada (Demanda puxada, é quando eu trabalho com estoque mínimoe seguro para atender o meu cliente), eu preciso conhecer o meu setor para padronizar a minha cota minima do setor.

DEFEITOS: Na saúde podemos demoninar como defeitos, realização inadequada de exames, administração errada de medicamentos, encaminhar um paciente a um exame quando na realizade era outro exame ou outro paciente, quando encaminhamos o exame ao laboratório ele hemoliza e o laboratório não comunica.

PROCESSAMENTOS INAPROPRIADOS: Pedidos de exames que não condiz com o quadro clinico do paciente, uso de medicações mais forte que o necessario, uso de coberturas em curativos que não pe mais indicado para o estágio da lesão.

TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO EXCESSIVA: Sabemos que as estruturas hospitalares não são uma das melhores, isso resulta em uma perda de tempo enorme, na locomoção da equipe de enfermagem na busca de materiais, medicamentos, encaminhamento para exames, entre outros.

ESPERA: A espera na saúde, é um problema crônico de saúde publica, a demora dos atendimentos em Pronto Socorro, demora em marcação de consultas e exames, demora de entrega de resultados de exames, demora das altas travando os leitos hospitalares, entre várias espera que temos percebido.

Com a utilização da ferramenta Lean, pode ser benéfico tanto para o profissional que terá menos stress no ambiente de trabalho como para o paciente que terá mais valor agregado, podemos dizer que:

- Demonstrar o real quadro de enfermagem necessário;

- Conseguiremos aumentar o numero de pacientes atendidos;

- Reduzir o tempo de espera;

- subir a quantidade de cirurgia realizadas e procedimentos realizados;

- Reduzir vencimentos de materiais nas unidades;

- Reduzir estoques sem gerar riscos a assistência.

Entre outros beneficios.

Enfermeiro você é o centro do hospital, é quem tem acesso a todos os setores, sabe quais são os fluxos que funcionam e os que podem ser melhorados, o que falta para você colocar em pratica o seu conhecimento.

Nos próximos artigos, falaremos mais sobre esta ferramenta.

Compartilhe com os amigos, todos merecemos ter conhecimentos diferente de gestão.

Genilson Geraldo CEO do IES Sempre em Frente

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
bottom of page