top of page

Análise Swot como ferramenta de gestão na enfermagem

  • Genilson Geraldo
  • 5 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

Análise Swot

Iae Amigo enfermeiro, já parou pra pensar que sua equipe, pode ter mais qualidades do que você imagina, e que muitas vezes você desconhece!

Você sabe quais são as qualidades que sua equipe tem e quais são os pontos que precisa melhorar?

O enfermeiro líder de equipe, tem várias ferramentas de gestão de pessoas que pode favorecer o seu processo de gestão de equipe, ferramentas essas que podem alavancar o seu processo de liderança, uma dessas ferramentas é a analise se SWOT.

SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

A análise SWOT é muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pois consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.

Mas como podemos utilizar uma ferramenta administrativa de planejamento estratégico empresarial na enfermagem?

Para um bom direcionamento da equipe, o profissional enfermeiro, precisa conhecer sua equipe na totalidade, quais são seus pontos fortes e seus pontos a serem trabalhados, é desta forma que vamos utilizar a análise de SWOT.

Com ela temos um diagnóstico “completo” do nosso colaborador, na hora de realizar um dimensionamento de cuidados, na hora de delegar uma função dentro da equipe, entre outras atribuições.

- Da mais segurança ao líder nas tomadas de decisões

- Conhece melhor cada um dos seus colaboradores

- Identifica quais os pontos que devem ser trabalhados em cada um

- Antecipa as possíveis iatrogenias

- Direciona para os planos de ação dentro da equipe

Autoconhecimento é o primeiro passo para o desenvolvimento, então a análise de SWOT, começa olhando para dentro do colaborador e identificando quais são as forças e os pontos de melhoria de cada um.

FORÇAS

O que podemos identificar como forças:

Em que meu colaborador é bom, quais são as suas qualidades, o que ele desenvolve com segurança, o conhecimento que ele tem está de acordo para o cargo que ele desenvolve, quais são as características que demostram essa força de trabalho.

Eu em quando líder tenho que deixar bem claro ao meu colaborador em que ele é bom, mostrar que o trabalho que ele está desenvolvendo está de acordo com as expectativas da instituição em que ele trabalha. E direcioná-lo sempre em busca da melhoria continua.

PONTOS DE MELHORIAS (Fraquezas)

Todo colaborador tem pontos que devem ser melhorados, logo eu como gestor enfermeiro devo realizar uma análise crítica do meu colaborador e identificar quais são os pontos que ele precisa desenvolver, quais são as ações que ele vem realizando dentro da equipe que podem causar danos, tanto ao trabalho em equipe, quando ao cuidado direto com o paciente, após descobrir esse pontos, você líder deve realizar um Feedback construtivo para direcionar esse colaborador e dar ferramentas a ele para se desenvolver, e eliminar esses pontos que estão prejudicando seu crescimento profissional, após trabalhar os pontos fracos logo aparecem novos desafios a serem melhorados.

OPORTUNIDADES

Quais são as oportunidades, que temos no nosso cotidiano da enfermagem para se desenvolver nossa equipe de trabalho?

Vivemos em momentos de grandes mudanças, grandes novidades a todo momento, e o foco é sempre a melhoria qualidade da assistência prestada ao paciente.

Quais são as oportunidades que nos deparamos, que podem melhorar a qualidade da assistência da minha equipe? Como eu Líder de Enfermagem posso contribuir para a capacitação da minha equipe?

Será que em momentos vagos que eu tiver no setor, posso dar treinamentos curtos, já que neste ponto da gestão de equipe, já identifiquei quais são os pontos de melhoria da equipe. Mas a enfermagem continua ativando o gatilho mental da negatividade, atribuindo a desculpa a falta de tempo, nós que somos enfermeiros assistenciais, sabemos, que em determinados plantões, conseguimos 20 min de pausa para realizar uma orientação e treinamento da equipe. Além da pratica de treinamento, podemos incentivar e mostrar quais são os cursos indicados para cada pessoa dentro da equipe, e negociar com a educação permanente do hospital a dar treinamentos específicos para as reais dificuldades da equipe. Podemos também negociar com os fornecedores de materiais, para fornecerem treinamentos de como não manusear os materiais, como por exemplo, o fornecedor das bombas de infusão, ventiladores mecânico, coberturas de curativos entre vários outros que temos dentro dos hospitais, o que não falta é fornecedor.

Seja criativo, está é uma das qualidades do enfermeiro.

AMEAÇAS

As ameaças, são todas as ações de riscos identificadas nos pontos de melhorias dos seus colaboradores, podemos acrescentar ainda como ameaças todas as condições inseguras que a instituição que você trabalha oferece de risco, para eliminar eventos adversos que podem levar risco aos pacientes.

O enfermeiro, mesmo que não queria assumir, é um gestor, gestor esse que deve ter pleno conhecimento da equipe e do ambiente em que esta atuando, deve ter uma gestão assertiva, motivadora, e que passe credibilidade aos liderados e aos pacientes que eli estão dependendo da sua competência profissional.

Baixe agora o modelo de anàlise Swot

 
 
 
  • Facebook IES
  • Canal IES Sempre em Frente
  • Instagram IES Sempre em Frente
bottom of page